Case

MERCADO DE BAIRRO

CARACTERÍSTICA DO NEGÓCIO
A empresa foi procurada por dois investidores que possuíam o desejo de abrir um mercado de bairro na cidade de Guararema, interior do estado de São Paulo.

IMPRESSÕES INICIAIS
O bairro não possui nenhum mercado/mercearia e quase nenhum comércio, sendo considerado um bairro residencial. No local não possui muitas opções de imóveis, porém haviam 2 galpões alugando, um do lado do outro, de 150m² cada um. Os investidores tinham a opção de alugar um imóvel ou os dois.

O ESTUDO
Para a realização do estudo foram feitas reuniões com os investidores para entender seus perfis, objetivos e metas financeiras; e saber qual seria a estrutura do negócio que eles idealizavam. Conhecer os futuros empresários e seus desejos é imprescindível para que seja realizado um estudo realístico. Todo negócio é viável, porém depende do formato projetado e das condições de mercado.

Após estas reuniões deu-se início aos estudos de mercado para captar indicadores, comportamento de consumo e projeções futuras do setor. Em seguida foi feito o estudo da micro e macrorregião para conhecer a cidade de implantação do negócio, concorrentes e o perfil do consumidor daquele local.

Com todos os dados coletados iniciou o estudo dos processos administrativos e produtivos do setor e a análise das legislações que regem o tipo de negócio, assim foi necessário desenhar o layout do espaço, fluxo de processos, o que será preciso fazer de obra, definir a quantidade de colaboradores e os equipamentos e móveis necessários.

Após toda a análise, foi projetado o fluxo de caixa descontado mês a mês durante 5 anos. Todas as receitas e despesas foram totalmente detalhadas para que se tenham valores bem próximos do real. Ao longo do tempo foram considerados os aumentos das contas, depreciação de equipamentos, etc.

Por fim, foram realizados os cálculos que apontam se o negócio é viável e rentável da forma que foi idealizado pelos investidores. Também foram realizados cenários para que seja possível comparar e analisar os números.

RESULTADOS
Inicialmente foram realizados 2 cenários, para o espaço de 150m² e para o de 300m². Porém, no formato que os investidores desejaram o negócio não era viável. Então, foram realizados mais 2 cenários, para cada tamanho, em um outro formato para analisar a viabilidade.

No novo cenário, de 150m² e 300m² o negócio se tornou viável e rentável. Só que estes formatos fugiram muito do que os investidores queriam, o que poderia gerar muitos desafios e frustrações durante o funcionamento do negócio. Assim, foi orientado o não investimento.

CONCLUSÃO
Para que se obtenha um negócio de sucesso, não basta ele ser lucrativo, também deve estar de acordo com os valores e perfil dos investidores. Este é um estudo que vai muito mais além do que a apresentação de números, há toda uma análise envolvida.

Por fim, os investidores decidiram investir em um outro negócio, no qual o risco e o valor do capital investido seria menor.

O estudo de viabilidade econômica e financeira é importantíssimo para auxiliar na tomada de decisão e reduzir os riscos de errar em um investimento. Além de apresentar todo o planejamento financeiro para abrir o negócio, capital de giro necessário para mantê-lo e como utilizar os recursos em prol do crescimento da empresa.